Sem-categoria

SEGURANÇA PÚBLICA É TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE LANÇADA EM QUERÊNCIA.

freis
Freis Silvio e Arcidez em frente ao altar da Igreja Imaculada Conceição em Querência.
Em Querência-MT a missa que marcou a abertura da Campanha aconteceu na noite de ontem na Igreja Imaculada Conceição que estava lotada e onde foi lida a oração da Campanha 2009
A missa concelebrada pelo novos freis que acabaram de chegar na cidade, Frei Arcidez Favaretto e Silvio dos Santos e do Frei Dario que já estava e acompanhava o Frei Tarsício que partiu.
Na missa foi lembrada em duas oportunidade o nome de Diane Basso. Hoje completa um ano da morte da jovem estudante num acidente de carro. A família reuni hoje na mesma igreja a comunidade para a missa de 1 ano pela alma de sua filha que tão precocemente partiu.
ORAÇÃO DA CAMPANHA DE 2009
BOM É LOUVAR-VOS SENHOR NOSSO DEUS
QUE NOS ABRIGAIS À SOMBRA DE VOSSAS ASSAS
DEFENDEIS E PROTEGEIS A TODOS NÓS VOSSA FAMÍLIA
COMO A MÃE QUE CUIDA E GUARDA SEUS FILHOS.
NESTE TEMPO EM QUE NOS CHAMAIS À CONVERSÃO,
À ESMOLA, AO JEJUM, À ORACÃO E À PENITÊNCIA E PELO ÓDIO
QUE GERAM MEDO E INSEGURANÇA
SENHOR, QUE A VOSSA GRAÇA VENHA ATÉ NÓS E TRANSFORME NOSSO CORAÇÃO
ABENÇOAI A VOSSA IGREJA E O VOSSO POVO
PARA QUE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE SEJA
UM FORTE INSTRUMENTO DE CONVERSÃO
SEJA CRIADAS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS
PARA QUE TODOS VIVAMOS EM SEGURANÇA
NA PAZ E NA JUSTIÇA QUE DESEJAIS
AMÉM
856909_not_fot
Para a Igreja Católica, a Quarta-feira de Cinzas, 25, marcou o início da reflexão e dos debates sobre a segurança pública no país. Nesta data será lançada, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema Fraternidade e Segurança Pública.
Em Fortaleza, o lançamento oficial da campanha será na quinta-feira, e não mais na Quarta-feira de Cinzas, como já era tradição. Na quarta-feira, ocorrerá, às 18h30min, na Catedral Metropolitana, a celebração de abertura, presidida pelo arcebispo, dom José Antonio Aparecido Tosi. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Entretanto, o lançamento, da campanha só ocorre na quinta-feira, quando o assunto será apresentado à imprensa. Foram convidadas para a solenidade autoridades da Igreja, da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria da Justiça do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A proposta é estimular o debate sobre as causas da violência, contribuir para a promoção da cultura da paz na sociedade e a construção da justiça social. O lema da campanha, que estará estampado nos cartazes, será “A Paz é Fruto da Justiça”.

Tema que costuma causar polêmica, a maioridade penal está entre os assuntos a serem discutidos. Serão também abordados os diversos aspectos da violência como o racismo, a violência no trânsito, contra os povos indígenas, no meio familiar, a praticada por policiais e contra os policiais.

As discussões não deixarão de fora o lado político. Um dos objetivos específicos da campanha é denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos de prisão especial, de foro privilegiado e de imunidade parlamentar para crimes comuns.

A última campanha teve como tema Fraternidade e Defesa da Vida, se posicionando contra o aborto e a eutanásia, entre outros pontos. A campanha é feita desde os anos 60 e a cada edição aborda um tema diferente.

Agência Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s