Sem-categoria

MUNICÍPIOS MATO-GROSSENSES EM FOCO.

*****QUERÊNCIAHOJE*****

I Seminário Estadual dos Consórcios debate ações desenvolvidas em MT

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM realiza no dia 02 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o I Seminário Estadual dos Consórcios. O evento faz parte da programação do grande encontro “Municípios Mato-grossenses em Foco” que pretende reunir os 141 dos gestores do Estado.

Segundo o presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, Os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento surgiram em 2005 com a proposta de regionalização da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O objetivo principal é implantar projetos que potencializem economicamente os polos regionais do Estado, além de viabilizar recursos para a promoção do desenvolvimento, respeitando a identidade econômica de cada localidade. A partir dos consórcios, os municípios passaram a se reconhecer como região e se fortaleceram. “O sucesso na formação e consolidação dos consórcios despertou o interesse de outros Estados, como o Maranhão, cujos representantes vieram a Mato Grosso conhecer o projeto. A experiência também foi apresentada pela AMM em palestras realizadas no Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro”, explicou.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Edson Justino dos Reis, o seminário será uma ótima oportunidade para que os prefeitos integrantes dos consórcios e equipes se atualizem e troquem idéias. “Durante o evento os 15 consórcios de Mato Grosso apresentarão um balanço das ações desenvolvidas e ainda irão participar de palestras sobre Entreposto de Pescado, Política Nacional do Turismo e Produção Orgânica, entre outros assuntos”, afirma. 

 

Consórcios Intermunicipais

A AMM, através da Coordenação de Desenvolvimento Econômico (criada em 2005), centrou esforços no sentido de motivar e organizar os municípios em consórcios regionais, oferecendo suporte técnico, elaborando planos estratégicos, projetos de desenvolvimento regional e ajudando na consolidação do programa. Atualmente as atividades desenvolvidas pelos consórcios são acompanhadas pela Coordenação Técnica da AMM, através da Gerência de Desenvolvimento Econômico.

Estão ativos em Mato Grosso 15 consórcios intermunicipais, resultado de uma importante parceria entre AMM e prefeitos, com o Estado, através do MT Regional, e outros parceiros, que acreditaram na proposta de desenvolvimento, através do fomento das cadeias produtivas, conforme a vocação de cada região. Os consórcios se transformaram em projetos de regionalização, encampados e liderados pelos prefeitos, organizados em 15 regiões.

Os consórcios trabalham com a premissa de que a “união faz a força”. Isso fica provado quando se faz uma simples observação de que a integração dos prefeitos que participam do programa amplia significativamente as chances e a representatividade na hora de reivindicar melhores condições para os municípios e região.

A integração e a participação das prefeituras são de extrema importância para a consolidação do programa, pois são os prefeitos que discutem quais os problemas sócioeconômicos comuns dos municípios e buscam soluções regionalizadas, avaliam as cadeias produtivas e, a partir daí, elaboram projetos para subsidiar captação de recursos, capacitação profissional, entre outras ações.

A AMM em parceria com o MT Regional está trabalhando na criação e implantação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável que será desenvolvido junto aos 15 consórcios de Mato Grosso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s