Sem-categoria

STF DECIDE: BASTA UM DOCUMENTO COM FOTO NA HORA DO VOTO.

DO G1.

Por oito votos a dois, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta quinta-feira (30) que o eleitor precisará de um documento com foto na hora da votação. O plenário julgou uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) apresentada pelo PT, que pedia que a Corte derrubasse a exigência de apresentação de dois documentos para votar -o título de eleitor e outro, com foto.

O PT argumentava que a ausência do título acabaria “por cassar o exercício da cidadania do eleitor”. A ação é resultado da preocupação da sigla na candidatura de Dilma Rousseff e da possibilidade de um grande número de abstenção na camada mais pobre, que vota na petista.

TSE prepara nova campanha para alertar sobre documentação exigida para votar

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do STF, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Justiça Eleitoral já está produzindo uma nova campanha nacional para explicar sobre a decisão do Supremo sobre a exigência de apenas um documento com foto para votação. O tribunal veiculava na mídia ainda hoje inserções alertando para a necessidade da dupla documentação. Para o ministro, a decisão do STF não provocará confusão.

– Já estamos fazendo uma campanha no rádio e na TV para esclarecer o eleitor sobre essa decisão que o STF acabou de tomar. Dará tempo (de esclarecer), porque a grande maioria dos eleitores sabe que teria de comparecer com os dois documentos – disse o ministro, aproveitando a oportunidade para fazer um apelo para que o eleitor vote com consciência, após analisar o passado dos candidatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s