MORRE AOS 93, PELERSON SOARES PENIDO, DONO DA FAZENDA RONCADOR DE QUERÊNCIA NO MT.

CIDADÃO QUERENCIANO EM 2008, SR. PENIDO ESTEVE PESSOALMENTE PARA RECEBER O DIPLOMA EM SOLENIDADE NA FAZENDA RONCADOR.

TEXTO E FOTOS: HOMERO SERGIO.

Penido, Cidadão Querenciano em 2008

Um e-mail hoje pela manhã enviado pela família para o administrador Hélio Beraldo de Souza da Fazenda Roncador , comunicou os funcionários falecimento do empresário, empreiteiro  e comandante da fazenda que tem hoje praticamente o tamanho da cidade de São Paulo e que abriga mais de 100 mil cabeças de gado e perto de 30 mil ha de soja.

Nesse momento em que se define o enterro para  17 horas em São Paulo, cerca de 300 funcionários da fazenda participarão no mesmo momento de uma missa na Capela, onde vão rezar um terço pela alma do ex-patrão.

FORMATURA.

Em dezembro último a Fazenda celebrou mais uma turma de formandos com grande evento na missa e na festa e que sempre contou a presença do dono. Este ano não foi possível participar já devido os problemas de saúde. Ele foi então representado pela filha e pelo genro Eduardo e pelos dois netos Caio e Peleco.

Eduardo Dalla Vechia e de Rosa Penido, filha de Pelerson Penido.

SEGREDO DO SUCESSO.

Em 2005 numa entrevista da capa para a Revista Isto É, o fazendeiro falou sobre sua propriedade e sobre o segredo de suas conquistas.

“O segredo é nunca parar de trabalhar”, conta Penido, que, apesar da idade, imprime um ritmo frenético às suas atividades. Nas idas mensais à Roncador em seu jato Citation, ele visita todos os retiros, onde é feita a cria, a recria e a engorda dos animais. Logo que vê um animal com problema de peso, ordena que seja transferido a uma área onde possa receber cuidados especiais. “Ele é a prova viva do provérbio que diz que o olho do dono é que engorda o boi”, diz o administrador da fazenda. Na Roncador, os animais vão para o abate com três anos de idade e 17 arrobas – ótima média de peso e precocidade para fazendas de pecuária extensiva. A mortalidade, da ordem de 1%, é também muito baixa e a principal causa mortis são os ataques de animais como cobras e onças. Por lá, vez por outra, aparecem três tipos de felinos típicos do Mato Grosso: a onça pintada, a vermelha e a sussuarana, a onça negra. Neste ano, estão previstos 27 mil nascimentos de bezerros, que são programados para ocorrer sempre entre junho e setembro, antes das chuvas. Em 2005, a meta é emprenhar nada menos que 50 mil vacas. “Com isso, dá para esperar uns 40 mil nascimentos”, diz Pelerson Penido Dalla Vechia, neto do empreiteiro.

O fundador 

A história de Pelerson Soares Penido, fundador da Agropecuária Roncador, é digna de um livro. Filho do agricultor Alfredo e da professora Rosa, ele nasceu, em 1918, no vilarejo de Rezende Costa, no interior de Minas Gerais. Quando jovem, trabalhou como ajudante de tropeiro, transportando e trocando mercadorias pelas trilhas dos antigos inconfidentes. Ao terminar o ginásio, sem condições de continuar os estudos, a família o mandou para a cidade grande, aos 17 anos. se topógrafo, em 1937, e iniciou sua bem-sucedida carreira na construção civil como mestre de obras, na década de 40.

 Trabalhou na construção da Estrada de Ferro Central do Brasil, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro; na pavimentação da Rodovia Raposo Tavares; na Estrada de Ferro Sorocabana, dentre outras. Passou de encarregado a superintendente e depois diretor, até comprar a empresa do patrão, em 1958. Já como proprietário da Serveng, ajudou a construir Brasília. Foi grande amigo de Juscelino Kubitschek e Secretário de Viação e Obras no governo de Adhemar de Barros, em São Paulo. Fez várias aquisições, diversificou seus negócios e, como empreendedor nato, lançou-se ao desafio de montar um projeto pecuário moderno no Vale do Araguaia – a Fazenda Roncador.

Esse dinamismo de Penido e seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico nacional, lhe garantiram inúmeros títulos de Cidadão Honorário, com destaque para o de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, no ano de 2006.  Trata-se do reconhecimento nacional de uma gestão moderna, eficiente e inovadora. Sua importante colaboração para o desenvolvimento do Mato Grosso também foi diversas vezes ressaltada por lideranças regionais. Em 2008, o município de Querência concedeu-lhe o título de cidadão querenciano. (SITE GRUPO RONCADOR).

MAIS INFORMAÇÕES EM INSTANTES.

Anúncios

26 pensamentos sobre “MORRE AOS 93, PELERSON SOARES PENIDO, DONO DA FAZENDA RONCADOR DE QUERÊNCIA NO MT.

  1. Meu amigo e contenrãneo, Dr, Penido vai fazer muita falta. Em Resende Costa-MG, sentiremos a falta deste notável brasileiro. Pena que sua história de vida apenas começou aqui…
    cláudio luis

  2. Muito do que desenvolvi no campo da engenharia foi norteado pelo exemplo do meu tio e amigo, do qual recebi o privilégio da convivência e com o qual muito aprendi. Nesse momento, de perda e de saudade, venho expressar não uma despedida, mas uma palavra de gratidão ao empreendedor, brilhante empresário, audacioso técnico e aguerrido gestor, mas acima de tudo ao homem probo, cidadão íntegro, pai exemplar, irmão afetuoso, tio presente, um ser humano além das definições que a literatura possa conferir. Sua obra continuará numa outra esfera, naquela que todos nós iremos compartilhar, empreendendo idéias na engenharia de novas alamedas celestes.
    Darinha

  3. Para um grande um agradecimento um dia ainda quero encontrar com esse homem que teve aqui na terra um coração de ouro,um coração humilde que ajudou a tantos e deu oportunidade a muitos, inclusivel a mim que me tornei um mot. profissional .Vai aqui meus sentimentos e meus agradecimentos a toda familia . Valendo lembrar que trabalho a 13 anos na P.MARRON,hoje trabalho para outro patrão mas meu coração ainda bate pelo grupo serveng.

  4. dr penido,somos muito grato por tudo que conquistamos nesses 30 anos trabalhando com vcs
    no qual tormamos uma família de uma firma muito conceituada a serveng
    e tb tivemos o previlégio, de a 10 anos atráz colocar minha filha e genro pra fazer parte do quadro de funcionários da belíssima fazenda roncador.
    tenho certeza que serás uma linda estrela a brilhar junto a Deus…

  5. Resende Costa, desde ontem, se encontra enlutada em virtude da morte do Sr. Pélerson. Nossas instituições, como hospital, asilo, detre outras, sempre mereceram atenção especial deste contrrâneo. Jamais deixou de acolher um conterrâneo, oferencendo oporunidade e emprego nos tempos da recessão. Nascido em berço pobre e humilde, em um poequeno povoado chamado Curralinho dos Paulas, aos dezoito anos se lançou na vida em busca de dia melhores. Gostaria de poder escrever um livro de memórias deste ilustre conterrâneo, sei muito sobre ele através de meu falecido pai, Ciciu, seu amigo de infância, assim como através do meu tio Murilo,seu amigo e encarregado da Serveng, além de histórias que me foram contadas pela sua imã,dona Rosinha, contudo, tetei fazer contato com o Dr. Tadeu, sem obter êxisto. Dr. Penido merece ter sua memória perpetuada. Descanse em paz.
    Prof. Dr. Joaquim de Sousa Lima
    Resende Costa-MG

  6. A Família.

    Falecimento do Senhor Pelerson Soares Penido.

    Drº Pelerson Soares Penido um dos mais notáveis empresário da Cosntrução ´Civil, Agropecuária e Transporte Coletivo.
    Como fundador do Grupo Serveng liderou na súltima décadas o Grupo cuja história se confunde com a história recente do Brsasil.

    a Família os nossos sentimentos.

    Fermino Kozak e Família.

  7. se todo ser humano fosse igual a esse ser que acaba de deixar este misseravel mundo hveria mais alegria e miuto mais amor no coracao dos seres humanos porque os animais tem oque nao temos descanse em paz e que deus fassa renascer outro ser igual a ti ? voce era meu patrao

  8. Grande homem, poucos e seletivo neste Brasil tão imenso, acredito que sua jornada aqui entre nós foi de grande exemplo de que com apenas vontade e trabalho faz com que possamos chegar a qualquer lugar, independente de classe, raça ou crença. Trabalhei a 11 anos para a familia Pássaro Marron (Serveng), e agradeço muito a oportunidade de crescimento profissional e moral que me foi proporcionado. Brasileiro que teremos orgulho para o resto de nossa história.

  9. Senhor Pelerson Penido ,
    não tive oportunidade de conhecer pessoalmente ,mas tive ,e tenho orgulho de dizer que fui uns de seu funcionário , a treze anos trabalhando na P.Marron ,embora hoje não mais faz parte do grupo serveng ,um patrão que dificilmente ,encontraremos igual . Um homem ,de coração grande ,humilde ,de uma simplicidade pura ,amigo ,guerreiro e companheiro acima de tudo .
    Obrigado ,por tudo ,que fez por mim ,e pelos amigos da P. Marron .
    Que Deus ,o tenha ,descanse em paz .

  10. Dr. Penido – foi um exemplo de vida, uma patrao reconhecidamente querido por todos, apesar da distancia , apos minha saida da Serveng, continuei com Dr. Penido no meu coracao, como um ser humano de valor inigualavável. Convivi com ele desde de Aparecida, na filial da via Dutra, conhece-lo, conviver com ele foi uma das coisas boas da minha vida. Que a alegria de ser lembrado seja maior que a dor de perde-lo. Grande abraco aos familiares. Luiz G.P.Vieira

  11. Dr Penido como era chamada carinhosamente e por merito foi um dos grandes homem de nossa historia, iniciei minha vida profissional no grupo serveng civilsan trabalhei la e tive a felizidade e a honrra de conhecer O Dr Penido, tudo que sei e carrego em minha vida profissional aprendi com nossa mestre Dr Penido.
    Obrigado Patrão que Deus abençoe o Senhor vai com Deus.

  12. sou fillho e neto de ex funcionários da fazenda serramar de caraguatatuba sp, tenho muinta lembrança do dr penido ,no natal ele da brinquedo para todos filhos dos seus funcionário.

    obrigado Dr Penido descanse em paz

  13. E uma grande perda para a história desse País e que com toda a certeza trará grandes lembranças para grandes empreendedores

  14. Trabalhei 20 anos nesta empresa, meu irmão 25 e meu pai mais de 38 anos, nos desligamos da empresa por problemas aleatórios, mas vale ressaltar que nosso trabalho junto à empresa, aos longo de todos esses anos, somente nos fez crescer e aprimorar nossos conhecimentos. Rezamos prostados aos pés de Jesus para que ele o acolha seu filho Pelerson de braços abertos e dê o descanso justo e eterno, assim como já deu ao meu único irmão que partiu em 03/02/2011. Descanse em Paz! Amém…

  15. sou aposentado da passaro marron onde trabalhei por quase trinta anos fiquei triste de saber do ocorrido mais ele fez a sua parte sempre que ele me via ele me comprimentava mas DEUS já arrumou um cantinho pra ele la no céu e juntos criador do mundo e criador de oportunidades ficará descansando ate que todos nós nos encontraremos de novo um dia

  16. Dr. PENIDO , como todos o chamavam !
    Ele sempre com muita cordialidade me recebia na sua Sala Ampla , com muitas Fotos com Padres, Bispos , Papa , e outros religiosos, bem como na sua extensa Galeria havia nomes de ilustres Politicos, mas o Ilustre mesmo era que os atendida ou recepcionava… Dr. PENIDO.

    Tive a honra de almoçar com ele , sua filha, e seus coloboradores (para não dizer funcionários), na sala privada da Diretoria da Vila Maria….na parte da manhã tive uma aula de conhecimento, na parte da tarde terminei a Pós Graduação sempre com mesmo Professor…

    Que DEUS o tenha recebido com muito carinho , foi sempre desta forma carinhosa que ele acreditou nas palavras de DEUS.

    Marcos Michielin

  17. Deus, ao criar o humano, certamente teve esmerado cuidado em capacitar alguns com o sofrimento no primeiro estágio de suas vidas, para que pudessem aprender na íntegra e prática, como lidar com o certo e o errado, o positivo e o negativo, o pessimismo e o otimismo, para que servissem de exemplo a ser seguido por todos aqueles que, direta ou indiretamente, viessem a fazer parte de sua existência. Uma existência conhecedora de tudo aquilo que possa destruir ou construir. Fortes e determinados pela mão do Pai, Tio Penido foi um desses humanos dotados de uma enorme capacidade de ação e reação. Valeu Penidão!!! Você eternizou o bom momento. Onde estiver, saiba que continuarei sendo sempre seu fã e admirador. Saibas, também, que o uso de suas palavras objetivas, firmes e sensatas muito me ajudam no exercício do meu trabalho. Obrigado!
    Olíndio Argamim

  18. Eu tenho orgulho e sou feliz em dizer que trabalhei muitos anos lado a lado com esse cara.

    Enc Administrativo da Agropecuária Roncador – Querência mt(1992 a 2012)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s