Início deste ano registrou 204.650 mil casos de dengue em todo o País, contra 70.489 no ano passado. Mais de 84% dos casos estão concentrados em oito Estados brasileiros
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) que o número de casos de dengue neste ano quase triplicou em relação ao mesmo período de 2012. Até o dia 16 de fevereiro, foram registrados 204.650 mil casos, um aumento de 190% em relação ao mesmo período de 2012, que registrou 70.489 casos.
Segundo o novo boletim epidemiológico da dengue, oito Estados – Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo – concentram 173.072 notificações, que equivalem a 84,6% do total
“A situação destes oito estados deve servir de alerta aos demais para que não interrompam as ações de combate à doença. Vale ressaltar que o País está, apenas, começando o período de chuvas, que é o de maior transmissão, ou seja, a luta contra a dengue está no início”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Do ponto de vista da incidência, que compara os casos de dengue com a população do Estado, os maiores índices ficam com Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
O boletim também confirmou que o DENV-4, o quarto sorotipo de vírus que circula no Brasil, corresponde a 52,6% das amostras analisadas. A gravidade e os sintomas (febre alta, dores no corpo e nas articulações, vômitos, manchas vermelhas no corpo, entre outros) são iguais para todos tipos de vírus.