Sem-categoria

SOJICULTOR DO PARANÁ GANHA PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE.

Concurso promovido pelo Cesb envolveu produtores da oleaginosa de todo o País; objetivo é fomentar a eficiência do setor

Marcos Zanutto/04-03-2013

A produtividade média da soja no Estado cresceu de 2.990 kg/ha na safra 2007/08 para 3.378 kg/ha na safra 2012/13.

Com uma produtividade de 110,55 sacas por hectare, o produtor paranaense Hans Jan Groenwold, da região de Castro (Campos Gerais), foi o grande campeão nacional em produtividade de soja no concurso Desafio de Máxima Produtividade de Soja, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). O anúncio do vencedor foi feito na noite da última quinta-feira em Cascavel, durante o IV Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja.
O evento contou com a presença de mais de 550 produtores, técnicos e pessoas relacionadas ao agronegócio. Além do produtor, o engenheiro agrônomo Lucas Simão Hubert, que presta serviços para a propriedade de Groenwold, ganhou como prêmio uma viagem técnica entre os dias 3 e 11 de agosto aos Estados Unidos, onde visitarão culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisas e universidades.
Em nota enviada à imprensa, o presidente do Cesb, Orlando Martins, afirmou que os resultados obtidos atestam a eficiência da produção da oleaginosa no Brasil, cuja média é de 50 sacas por hectare. Segundo ele, o fórum nacional faz parte da missão de discutir e apresentar temas relevantes para o desenvolvimento da soja no País, além de disseminar técnicas e métodos bem-sucedidos e ainda, acrescenta ele, reconhecer os esforços dos campeões. O Cesb é composto por 16 membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, Basf, Pioneer, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e Instituto Phytus.
Eficiência

Francisco Simioni, diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), afirma que a produtividade das lavouras de soja no Paraná tem crescido de forma constante nos últimos anos. Segundo ele, na safra 2007/08, por exemplo, a produtividade do Estado era de 2.990 quilos por hectare. No ciclo 2012/13, essa média passou para 3.378 quilos por hectare. Simioni justifica que essa elevação se deve à inserção de novas tecnologias no campo e à aplicação das boas práticas de produção.
Ele acrescenta que o uso de materiais com alto potencial tecnológico mostra os resultados no campo. “A pesquisa e a assistência técnica têm feito com que a produtividade alcançe as expectativas de crescimento”, salienta Simioni. Além disso, o especialista enfatiza que o uso de adubos e fertilizantes mais eficientes também tem ajudado nessa conquista. Com isso, o técnico observa que esses investimentos têm sido revertidos em retorno financeiro aos agricultores.
Simioni também lembra que os investimentos em novas tecnologias só acontecem porque a remuneração do grão ao produtor tem aumentado. Só para se ter uma ideia, há dez anos, o valor médio recebido ao produtor pela saca de soja era de R$ 26, segundo dados do Deral. A média deste mês, até o momento, está em torno de R$ 58,69. Porém, a margem de lucro pode variar devido à oscilação dos custos de produção. “Os preços pagos aos produtores têm melhorado principalmente nas últimas duas safras”, completa Simioni. O motivo, segundo análises de especialistas do setor, se deve aos baixos estoques internacionais e também à quebra de safra no ciclo 2011/12, que afetou a produção em todo o País.
De acordo com o último levantamento do Deral, o Paraná produziu no ciclo 2012/13 mais de 15,78 milhões de toneladas de soja, volume 46% superior ao registrado na safra anterior. O crescimento no volume, explicam os especialistas do Deral, se deve à estiagem, que prejudicou a produção do Estado na safra passada. Em área, o Paraná destinou para o último ciclo 4,67 milhões de hectares, número 6% maior se comparado ao período anterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s