Sem-categoria

CFCs RESISTEM À IMPLANTAÇÃO DE SIMULADOR.

Equipamento será obrigatório em janeiro de 2014, mas no Paraná apenas uma autoescola já conta com o aparelho.

Theo Marques
O equipamento tem partes de um carro real e possibilita vários tipos de cenário

Curitiba – A partir de janeiro de 2014 os alunos das 11,4 mil autoescolas brasileiras terão que passar por um simulador de direção antes das aulas práticas para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (para automóveis). Entretanto, poucos Centros de Formação de Condutores (CFCs) já se adequaram às novas regras previstas na resolução 444/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Do total de 837 autoescolas do Estado, apenas uma já conta com o equipamento.

O simulador foi instituído pelo Contran com o objetivo de utilizar a tecnologia para qualificar a formação de condutores. Serão obrigatórias cinco aulas, com meia hora de duração cada.

O aparelho recria diversas situações, como dirigir na chuva, nas rodovias, fazer curvas fechadas. De acordo com o órgão federal, o uso de simuladores já estava contemplado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, mas “devido à deficiência do mercado nacional e à falta de estudos, não obrigou que à época as autoescolas utilizassem o aparelho”, informou em nota oficial. O Contran ainda reforçou que todos os CFCs deverão cumprir com as determinações legais dentro do prazo.

Fixado inicialmente em 30 de junho, o limite para implantação dos simuladores foi prorrogado para 31 de dezembro, entretanto, ainda existe uma resistência grande das autoescolas.

A orientação adotada pela entidade sindical da categoria é para que as autoescolas não invistam na compra do equipamento. Conforme o presidente do Sindicato dos Proprietários de CFCs do Paraná, Justino Rodrigues da Fonseca, outras resoluções mais importantes do Contran ainda não estão sendo aplicadas. “A implantação do sistema biométrico a partir de 2008 era irrevogável e hoje muitos Estados não têm o sistema, incluindo o Distrito Federal”, questiona.

O sindicato também entende que os simuladores não são necessários para formação dos alunos. “Por mais de 35 anos os alunos passaram pelas autoescolas sem a necessidade deste equipamento”, reforça. Conforme a instituição, o maior índice de acidentes está ligado a três situações: consumo de álcool, consumo de drogas e imprudência. “Também entendemos que o uso do simulador de direção não deveria ser de forma impositiva e sim uma condição opcional de cada empresário”, completa Justino.

Até o momento quatro empresas já foram homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – Pró Simulador, Real Drive, Real Simuladores e Iessa – para desenvolver e comercializar os simuladores.

Fenauto

O presidente da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) recomenda cautela na aquisição dos equipamentos, principalmente porque grande parte das autoescolas não possui condições de comprar os simuladores. Segundo ele, o valor dos modelos varia de R$ 30 mil a R$ 35 mil. “É importante esperar para ver se não vai ocorrer uma nova prorrogação do prazo. Além disso, são poucas empresas no mercado que não vão dar conta de toda a demanda de quase 12 mil CFCs em todo o País”, disse Magnelson Carlos de Souza, presidente da Feneauto. Ele ainda admitiu a possibilidade de encarecimento da primeira habilitação. “Talvez não pela aquisição do equipamento, mas porque haverá acréscimo da carga horária”, afirmou.

Detran-PR

A assessoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) informou que vai respeitar e cumprir o que prevê a resolução do Contran e, portanto, a partir do dia 1º de janeiro os simuladores serão obrigatoriedade em todos os CFCs do País. (FOLHA DE LONDRINA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s