APROSOJA: DÓLAR INSTÁVEL PODE SER DESASTROSO PARA O AGRONEGÓCIO.

256fb6a0fca14d365446d0ba8e0750ff

 

O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, expressa preocupação com o cenário econômico, tanto interno quanto internacional, para o setor do agronegócio, bem como os efeitos “colaterais” da volatilidade do dólar entre uma safra e outra. “Com certeza é um ano de cautela, porque a sinalização que temos hoje do governo Federal não é positiva. Não haverá montante de recursos disponíveis pra investimentos e nem para custeios o que é bastante preocupante uma vez que o setor tem segurado a balança comercial e, no entanto, sofreu os desestímulos”, avalia em entrevista ao Rdnews.

O presidente da entidade lembra que essa alta da moeda americana é perigosa inclusive para as contas públicas, mas para o agronegócio pode ser positivo nesse primeiro momento. “Estamos ainda num processo de negociação para o próximo plano safra, não temos nada definido. Nesse momento a alta interfere positivamente na maioria dos casos, mas em médio e longo prazo com certeza vai trazer um encarecimento do custo de produção e isso muito nos preocupa”, explica.

A justificativa dessa apreensão do setor é simples, praticamente todo o custeio da produção é cotado em dólar, lembra Tomczyk, e, segundo ele, uma queda vertiginosa num momento de comercialização da próxima safra, por exemplo, pode ser desastrosa para o setor. “Será desastroso se a próxima safra for custeada com dólar nas alturas e no momento das negociações esse dólar vir abaixo”, ressalta.

Para o presidente da Aprosoja, o cenário ideal é que a moeda americana se mantivesse em níveis parecidos com o de hoje. Para se ter uma idéia o dólar comercial chegou a casa dos R$ 3,29, enquanto em janeiro era cotado a R$ 2,69. “Essa instabilidade pra quem mexe com mercado internacional é desastrosa”, finaliza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s