EXPOLONDRINA: EMBRAPA LANÇA LIVRO COM RECEITAS DE SOJA.

RRRufino - Receitas são testadas na Cozinha Experimental da Embrapa Soja

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança no dia 9 de abril, às 17h, o livro Receitas com soja para uma vida saudável, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2015 – a ser realizada de 09 a 19 de abril, no Parque de Exposição Ney Braga, em Londrina (PR).

A publicação reúne 225 receitas que apresentam a versatilidade da soja como alimento em bebidas, antepastos, molhos, saladas, pratos quentes, pães, bolos e sobremesas. “A soja tem uso culinário bastante variado e essa publicação reúne diversas opções na elaboração de pratos com boas características sensoriais e nutritivos que se destacam pelo alto valor protéico”, explica a pesquisadora da Embrapa Trigo, Mercedes Carrão Panizzi, uma das autoras do livro.

Na dieta humana, a soja pode ser consumida diretamente ou processada, para produção de bebidas, temperos prontos, sopas, massas, biscoitos, pães e bolos. “Esse livro é resultado de 35 anos de pesquisa científica e de promoção da soja na alimentação humana, ressalta Mercedes”.

Componentes nutricionais da soja
O pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, da Embrapa Soja, que também é autor da publicação, enfatiza que a soja é uma excelente fonte de proteínas e óleo e que sua proteína possui alto valor biológico.  Em média, a soja possui 40% de proteínas, 20% de óleo (lipídios), 5% de minerais e 34% de carboidratos (açúcares como a sacarose, fibras, dentre outros). “A soja apresenta alto teor de ácidos graxos polinsaturados, mas baixo de ácidos graxos saturados. Além disso, o grão não possui em sua composição o amido,  podendo ser indicado para diabéticos”, explica.

A alegação de saúde da proteína da soja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 2005 é de que o consumo diário de, no mínimo, 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Segundo Mandarino, essa alegação de saúde da ANVISA comprova a participação da soja na redução dos riscos de doenças cardiovasculares.

Técnica de preparo
A soja possui enzimas (lipoxigenases) que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos responsáveis pelo sabor desagradável do grão. Segundo os pesquisadores da Embrapa, para evitar que esse processo seja desencadeado, é preciso realizar o choque térmico antes de iniciar o preparo da soja. Para fazer o choque térmico, basta colocar os grãos escolhidos e sem lavar em água fervente e deixar a soja cozinhar por cerca de cinco minutos, contados à partir da  nova fervura. A água usada no choque térmico deve ser descartada e, só então, os grãos de soja pode ser lavada em água fria. Depois disso, os grãos estão prontos para ser utilizados  como matéria prima nas diversas receitas.

Serviço
Lançamento de livro: Receitas com soja para uma vida saudável
Data: 9 de abril, às 17h
Local: Estande da Embrapa na ExpoLondrina
Autores: Mercedes Concórdia Carrão Panizzi e José Marcos Gontijo Mandarino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s