QUE AGRICULTURA VOCÊ QUER DAQUI A 10 ANOS?

Circuito Aprosoja discutirá futuro da agricultura em Mato Grosso.

Evento leva palestras para 23 municípios do Estado e 13 universidades.

A agricultura em Mato Grosso nos próximos dez anos é o mote dos debates do Circuito Aprosoja, evento da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) que foi lançado para os jornalistas nesta quinta (25). “Chegou a hora de pensarmos e refletirmos em conjunto sobre os resultados obtidos atualmente e as necessidades atreladas ao desenvolvimento da atividade”, diz Ricardo Tomcyzk, presidente da associação.

Os produtores mato-grossenses tem percebido uma estagnação na produtividade da soja nos últimos anos, mesmo com números recordes a cada safra. Diversos fatores influenciaram esta parada no crescimento, entre eles o deslocamento na janela de plantio para soja mais precoce, pragas, doenças, falta de correção do perfil de solo. “Não estamos propondo uma revolução no modo de fazer agricultura. Precisamos corrigir o rumo, incorporar novas práticas e abandonar outras para seguir crescendo com sustentabilidade”, afirma Tomczyk.

Esta discussão ocorrerá nos municípios que são Núcleos da Aprosoja, além de Porto Alegre do Norte, entre os dias 10 de julho e 3 de agosto. A palestra sobre o tema “Que agricultura você quer daqui a 10 anos?”, será com o ex-presidente da Pioneer no Brasil, Daniel Glat, e o pesquisador da Embrapa Cerrados, Sérgio Abud.

Antes das equipes seguirem para o interior do Estado, haverá o lançamento do Circuito Aprosoja em Cuiabá, no dia 9 de julho, às 19h, no Cenarium Rural. Neste evento, será discutido o cenário político-econômico brasileiro para a próxima década. O debate contará com a presença do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, do senador Ronaldo Caiado e do deputado federal Eduardo Cunha, mediado pelo historiador e professor da Fundação Dom Cabral, Chico Teixeira.

O gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, lembrou que os universitários também terão a oportunidade de participar do Circuito Aprosoja. O consultor e produtor rural Eduardo Godoi conduzirá uma palestra com o tema “Qual é o perfil do profissional para o agro do futuro” em 13 faculdades de Mato Grosso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s