COM APOIO DE COOPERATIVA, EMPRESÁRIO DE CANARANA JÁ VENDE EM TODO PAÍS.

PNEU

 

Cuiabá/MT– Com apoio de uma cooperativa de crédito, o empresário Rubem Machry ampliou o negócio e hoje, vende o seu produto em todos os estados do país. Ele e dono da Reciclapneu, com sede de Canarana, e disse conseguiu financiamento na cooperativa de crédito sem ter nenhum bem como garantia. A oportunidade veio depois dele ter procurado vários bancos comerciais, sem sucesso.

Rubem contou sua história durante o Encontro Mato-grossense de Cooperativas de Crédito, que aconteceu ontem, no Centro de Eventos do Pantanal. Na ocasião, empresários e membros de cooperativas de diversos municípios estavam no auditório.

Machry trabalha com pneus reciclados e acredita que tirou mais de 100 mil unidades dos lixões da cidade. Ele transformar os produtos em cadeiras, mesas e vasos de plantas. Põe todo o material em um caminhão, adquirido com o apoio da cooperativa, e sai pelo Brasil, fazendo feiras e exposições em todo o território nacional.

O primeiro contato dele com a arte da reciclagem foi em casa. Rubem recorda que a mãe dele, hoje falecida, usava o material para fazer vasos de plantas.

Ele viu a mãe fazer e começou a pensar em outras alternativas para o insumo. ”Naquela época, tinha pouco estudo, mas sabia que estava usando o que ninguém mais queria”.

Machy criou uma diversidade de produtos e passou a vender em feiras.

Para ampliar o negócio, precisava de um caminhão e ferramentas, porém não tinha dinheiro e chegou a procurar bancos comerciais. O problema é que não tinha nenhum tipo de garantia para oferecer, o que inviabilizava o empréstimo.

Ele conta que recebeu uma visita do gerente do Sicredi, que foi conhecer a empresa dele, saber todo histórico do empreendimento e as perspectivas do negócio. “Ele acreditou no meu talento e autorizou o crédito. Já paguei o caminhão e peguei outro financiamento, desta vez para comprar um veículo mais novo. Acabo de pagar este mês”.

O negócio de Rubem prosperou. “Sempre sou convidado a participar de eventos. Primeiro porque atuo com sustentabilidade e segundo porque fabrico algumas unidades na hora, o que atrai público. Com o meu ofício, paguei os estudos do meu filho”.

O Encontro do Cooperativismo de Crédito faz parte da programação paralela a Feira do Empreendedor, que acontece até sábado (26), no Centro de Eventos do Pantanal.

A Feira do Empreendedor de Cuiabá é uma realização do Sebrae e do Governo do Estado de Mato Grosso, com patrocínio do Banco do Brasil, Senar, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Sicoob. Apoio Água Puríssima, Mica, Dolce Aroma. Parceria Banco da Amazônia, Facmat, Fecomércio, Fiemt, UFMT, Fatec/Senai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s