GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURAS UNIDOS NO COMBATE À DENGUE.

O Governo do Estado apresenta na quarta-feira (20.01) o Plano Emergencial de Enfrentamento à Dengue, Chikungunia e Zika vírus, às 14h, no Cenário Rural, em Cuiabá. Na ocasião, será assinado o termo de cooperação entre Estado e prefeituras, o qual vai auxiliar o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

O evento contará com a presença do governador Pedro Taques, secretários de Estado e servidores. Entre as ações apresentadas está o repasse de R$ 20 milhões aos municípios, que serão aplicados em ações de combate ao mosquito. Tem ainda o incentivo financeiro adicional aos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias para estimular e intensificar o desenvolvimento de ações voltadas ao combate do vetor.

Números

Mato Grosso registrou 29.396 casos de dengue em 2015. O aumento foi de 150,6% em um ano, se comparado ao mesmo período de 2014, quando 11.729 casos foram notificados.

Trinta e dois municípios tiveram casos de chikungunya notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), totalizando 207 casos durante o ano de 2015.

Em relação ao zika vírus, 1.815 amostras biológicas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen) para diagnóstico diferencial. Deste total, 39 amostras foram liberadas com 14 exames positivos. Entre as cidades que apresentaram mais casos estão Várzea Grande (1.424 casos), Cáceres (1.024 casos) e Chapada dos Guimarães (250 casos).

O estado já tem 134 casos suspeitos de microcefalia, registrados em 14 municípios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s