MUNICÍPIOS INTERESSADOS EM SEDIAR JOGOS ESCOLARES PODEM SE INSCREVER NA SEDUC-MT.

jorems-querencia-2012_1
Calendário da competição estabelece 10 etapas regionais e três estaduais; evento mobilizou mais de 10 mil estudantes em Mato Grosso no ano passado.

por Homero Sergio com assessoria.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) divulgou o calendário dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso (2017), que começam no mês de abril.

Os municípios que tiverem o interesse de sediar etapas dos jogos já podem informar à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael). Os Jogos Escolares mobilizaram mais de 10 mil estudantes durante o ano passado.

No calendário estão confirmadas as datas e as regiões onde ocorrerão os jogos, que são divididos em 10 fases regionais e três fases estaduais. A primeira etapa será na região Oeste, de 26 de abril a 1º de maio. No momento, todas as regiões estão disponíveis para os municípios interessados em sediar jogos.

O secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, destaca que os municípios só têm a ganhar ao sediar o evento, já que a competição cria um movimento intenso, principalmente na rede hoteleira, no setor de alimentação e comércio em geral.

“São milhares de estudantes que se concentram numa única cidade. Além de competir, eles também vão para passear e consumir os produtos que a região oferece”, reforça o gestor.

O coordenador de Esportes Educacionais da Seduc, Manoel Fonseca, frisa que os jogos escolares são uma grande ferramenta de formação da personalidade do aluno. “Os jogos proporcionam o intercâmbio cultural entre os estudantes de diferentes regiões do estado. Além da competição, o evento também possui esse caráter pedagógico, no sentido de formar grandes cidadãos”, enfatiza Fonseca.

Como ser sede

Para se candidatar, a Prefeitura precisa protocolar um ofício na sede da Seduc, em Cuiabá. No documento, o prefeito deve colocar qual etapa dos jogos (regional ou estadual) a cidade deseja sediar.

Caso duas cidades ou mais manifestem o interesse em sediar uma mesma região, o processo será analisado pela equipe técnica da Superintendência de Esportes Educacionais. Conquista a vaga o município que apresentar melhor estrutura para ser sede do evento.

Novidades

Neste ano, a competição contará com duas novas modalidades: xadrez e ginástica rítmica. A inclusão do xadrez foi um pedido específico do secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon.  Segundo ele, a modalidade melhora o desempenho do aluno em sala de aula, pois estimula que o jovem trabalhe a estratégica, a lógica, a concentração e o raciocínio rápido.

Já a inclusão da ginástica rítmica foi um pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a todos os estados envolvidos na competição. Isso porque, conforme a entidade, o quantitativo de equipes na modalidade está muito baixo durante a etapa nacional dos jogos escolares.

“Além disso, a ginástica também pode ajudar no rendimento escolar, pois trabalha fundamentos como, coordenação motora, concentração, ritmo e música”, acrescentou o coordenador Manoel Fonseca.

Confira o calendário dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso de 2017 no arquivo anexo abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s