RESÍDUOS HOSPITALARES TERÃO COLETA EXTERNA NO MUNICÍPIO.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma parceria entre a prefeitura de Querência e a empresa Bio Resíduos começa operar nessa semana e vem resolver um problema de saúde pública que há anos a cidade sonha: o recolhimento dos resíduos sólidos dos hospitais e unidades de saúde além de  clínicas, dentistas, funerárias etc.

Para dar início ao projeto, aconteceu um encontro no dia durante todo dia 29 na Assistência Social com palestras com os representantes da empresa, da vigilância sanitária e da saúde reunindo 85 pessoas em 2 turnos entre agentes  de saúde, dentistas, enfermeiras para debater o inícios das atividades e a importância que os cuidado com esse lixo hospitalar demanda.

Nas falas, todos ressaltaram que será um marco na ação de tratamento dos resíduos e na coleta de produtos com alto potencial de contaminação que é separado na origem, mas que acaba no mesmo lugar com os demais lixos e correndo risco de contaminar o lençol freático.

Segundo manual distribuído pela empresa que vai atuar na cidade, são 3 os tipos de resíduos: A,B e E. No A, são os que representam risco de contaminação à saúde e ao meio ambiente por causa do microorganismos. tipo sangue, tecidos e culturas. No B, os devido suas características químicos como farmacológicos, drogas, reagentes e no grupo E, os de risco de agentes biológicos e por características perfurocortantes. como agulhas e catéter. Isso tudo acompanhado de embalagens adequadas e muito treinamento.

Carmem da empresa Bios Resíduos que coleta e faz destinação adequada ao lixo, explica que a importância dessa parceria é devido aos riscos agregados junto ao lixo hospitalar cheio de vírus e bactérias e sendo descartado de forma inadequada e o que fazemos é dar o destino final correto que é através de autoclave ou incineração. Nosso caminhão vem e começa a coleta de modo correto. Outro fator é a conscientização, já que informação nunca é demais.

Aline Fabian, coordenadora da vigilância em Saúde destaca que é um ganho muito grande ter um serviço desse no município porque a prefeitura vinha dando um destino inadequado ao lixo, jogado no lixão da cidade e isso provoca contaminação do solo e devemos nos adequar à legislação brasileira uma vez que existe uma lei federal sobre isso e o município tem se mobilizado para isso aconteça.  “Hoje, estamos construindo um grande passo com a contratação da empresa para a completa destinação das unidades de saúde e em breve vamos atender também as empresas privadas que produzem esses resíduos.. Vamos orientar a coleta adequada e como poder público dando exemplo, vamos poder pedir o mesmo para empresas,  privadas. Isso implica no lixo das clínicas, farmácias, funerárias”.

Valneis Alves explica que o encontro foi de uma felicidade imensa, falando como vigilância sanitária na qual coordena, a prefeitura trabalhou arduamente na questão do exemplo e preocupada com a saúde pública destaca. “Esse convênio vinha sendo pleiteado a muitos anos e nessa reunião participaram enfermeiros, médicos odontológicos, agentes de saúde técnicos de enfermagem de todos os setores, centro de saúde somando ao todo 40 profissionais e acho que isso é um ganho para a sociedade querenciana no sentido de proteção dando rumo correto para o lixo”

Remédios vencidos serão também relacionados como sendo necessário ter destinação e quem tiver remédios vencidos em casa poderá entregar para o local certo e sem jogar no vaso ou na pia e com isso jogar no lençol freático.

Uma campanha será lançada para sensibilizar o setor privado  no que tange o futuro das coletas na cidade. E para quem tiver dúvidas sobre esse projeto, basta ligar para a secretaria de saúde no 3529-2032.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s